Segundo o filósofo inglês Jhon Locke-precursor do movimento Iluminista-uma das funções do Estado é garantir a segurança a todos os cidadãos.Entretanto,é cada vez mais comum vermos, os índices de roubos e assassinatos subirem; principalmente aqueles cometidos por adolescentes e jovens.Em razão disso foi proposto proposta a redução da maioridade penal,como uma possível solução para a violência.
Os crimes cometidos por adolescentes estão se tornando cada vez mais frequentes em países onde as disparidades sociais são alarmantes. Crianças que nascem em lugares sem qualquer condições ou expectativas de uma vida melhor,vislumbram no mundo do crime uma “solução” para os seus problemas.É preciso entender que os crimes cometidos por esses jovens infratores, é são o resultado de uma sociedade em que as desigualdades sociais,superam os valores morais de um indivíduo.
Dessa forma, a resposta para os níveis de violência em um país, não é punir os jovens em cadeias que muitas vezes os transformam em cidadãos incapazes de viver em sociedade.Pesquisas indicam que as chances de uma pessoa se tornar de fato um criminoso de alta periculosidade em penitenciárias é maior,uma vez que,essas pessoas são quase que obrigadas a se unir a facções perigosas para permanecerem vivos.E quando saem da cadeia, teem que fazer todo os tipos de “favores” para os que,os "ajudaram" na prisão
Fica evidente,portanto, que é preciso sim haver políticas mais eficientes de controle a esses infratores, como por exemplo um período de tempo maior em instituições socioeducativas. Mas antes de tudo é preciso reconhecer que a melhor solução é a redução das diversas desigualdades sociais que existem e que contribuem para o caminho que esses jovens optam por seguir,seja por ajuda de custo benefícios do governo a famílias carentes, seja pela correta orientação da família.Só assim a sociedade poderá desfrutar, mesmo que de forma mínima,da segurança que o Estado deve oferecer.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |