O Brasil sofre com grande quantidade de atentados contra a vida, sendo eles ministrados por pessoas de diversas idades, dentre esses atentados vários foram realizados por jovens menores de 18 anos. Esses jovens têm plena consciência de seus atos? Mas o que levam eles os leva a realizar tanta violência?
A falta de uma estrutura familiar muitas das vezes pode acarretar na decisão para esse caminho(,) sendo que muitas das crianças, adolescentes e jovens não têm acesso a escolas, passando grande parte do tempo nas ruas onde estão em contato com todo o tipo de situação. Mães solteiras, onde que têm que sair para trabalhar para sustentar a casa sozinhas(,) não dando toda atenção devida aos filhos. Todos têm plena consciência de seus atos, pois não iam matar(,) roubar e agir(,) dentre outras formas violentas sem saber as consequências que isso poderia trazer e também o que eles podem acarretar na vida de outras pessoas.
A redução da maioridade penam penal seria uma boa solução para diminuir com a criminalidade existente, mas só esse fator não seria suficiente(,) pois o Brasil não tem uma estrutura adequada para comportar tantos jovens em seus presídios, fora que os mesmos não estão em condições adequadas e também esses jovens não poderiam ser presos juntos com os adultos.
De certa forma uma melhoria no sistema penitenciário como na sua estrutura é de grande importância, mas uma das soluções seria uma reforma na forma como os detentos são tratados, pois está deixando a desejar na sua reabilitação, sendo que quando libertos é muito difícil conseguir emprego(,) fazendo com que muitos deles voltem à vida criminal.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto é possível desenvolver um texto mais crítico, usando dados disponíveis na coletânea sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |