“O menino é pai do homem”, já dizia Machado de Assis em seu livro Memórias póstulas póstumas de Brás Cubas. Realmente, os adultos são resultado da educação e formação que receberam quando garotos; assim, é necessário que haja mais discursões discussões sobre a redução da maioridade penal, que visa diminuir de 18 para 16 anos, essa seria a melhor solução para a violência no Brasil?
Se reduzir a idade mínima penal tivesse consequências positivas imediatas para a diminuição da criminalidade, essa certamente já seria uma medida adotada em todas as nações. Segundo Maria do Rosário, Ex-Ministra dos Direitos Humanos, a redução da (maioridade) não resolveria o problema.
Reduzir a maioridade penal em dois anos poderia acarretar várias consequências, como por exemplo, os jovens menores de 16 anos serem um novo alvo para os traficantes, enfim para a criminalidade. Ademais(,) jovens seriam presos junto com assassinos e consequentemente não sairiam pessoas melhores.
Portanto, a participação de menores infratores em crimes hediondos não deve ser ignorada, mas necessita de mais discursões discussões sobre o assunto, (.) mas(,) em contrapartida(,) o Estado poderia criar programas que mantenham crianças e jovens nas escolas, criar também outros programas de cultura, esporte e lazer para que quando eles não estiverem nas escolas, se ocupem de outras tarefas fazendo com que esses não caiam no mundo do crime.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, bem desenvolvida e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |