Como reflexo da insegurança sofrida pela sociedade brasileira, a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos pode virar lei. Entretanto, a PEC 171 de 1993 é ineficiente pois não combate as causas da delinquência, e também, porque aumentar o rigor da lei não vai resolver o problema de segurança pública do país.
A inserção de jovens no mundo do crime tem como principal fator a marginalização. As estatísticas comprovam que os menores infratores são em sua maioria pobres, negros e moradores de favelas ou regiões periféricas. Além disso, esse grupo social cresce em uma cultura de violência com uma polícia agressiva, repressora e autoritária. Logo, fica evidente que a omissão do Estado e a ausência de políticas públicas eficientes empurram o jovem para o ato criminoso.
E endurecer a lei não vai mudar esse cenário. Mesmo com a aprovação da Lei de Crimes Hediondos em 1990 e a aprovação da Lei Antidrogas em 2006(,) a população carcerária só tem aumentado. Prova disso, é que o Brasil possui a terceira maior população carcerária do planeta. O número de presidiários cresce; todavia, a violência não diminui. Cabe ainda refletir também se o sistema prisional é a melhor ferramenta para a ressocialização. Não é. A reincidência dos prisioneiros adultos é de 70%, enquanto que no sistema socioeducativo é de apenas 20%.
Assim, se virar lei, a proposta será um fratricídio na sociedade brasileira. Um assassinato à sangue frio da nossa juventude, assim como fez Caim com o seu irmão Abel. Pois em um país em que 75% da riqueza nacional está na mão de 10% de sua população, tratar o problema da violência como um problema de causa e não de consequência é no mínimo irresponsável. Encarcerar adolescentes é uma medida que não resolve(,) apenas agrava o cenário social, uma vez que, cadeia não concerta conserta ninguém. A melhor alternativa, portanto, é promover a igualdade social com educação de qualidade, trabalho e acesso à saúde.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida, com ótimo uso dos dados disponíveis na coletânea e em outras fontes.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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