Apesar de todas as crises que o país vem vivendo – como a política, hídrica e energética – agora a social passa a ser incluída fortemente nessa lista nos últimos meses, onde quando a questão da aprovação da ementa emenda que diz sobre a redução da maioridade penal, foi retirada da gaveta depois de 22 anos; com isso ganha força novamente entre as pessoas, a discussão de ser aprovada ou não.
Grande parcela populacional se diz a favor da aprovação, com argumentos de que com 16 anos ou até mesmo antes, se têm tem a consciência do que deve ou não ser feito; porém essas mesmas (pessoas), muitas vezes(,) não param para refletir com sobre o que vai se tornar esse menor depois do presídio, e até mesmo que o sistema carcerário nacional já se encontra em um estado degradante, o qual é criticado até mesmo pela comunidade internacional.
Inclusive, muito se têm tem falado da questão de que em outros países, como os Estados Unidos, a idade para responder legalmente por crimes, chega a ser de 12 anos de idade, e que essa lei funciona muito bem; entretanto há necessidade da visão de que são realidades muito distantes entre as culturas, além de que o Brasil apresenta números exuberantes exorbitantes de adolescentes analfabetos, mostrando assim a falta de acesso à educação por todos.
Com isso, a maior parte do jovem que acaba entrando no caminho do crime, é representada por baixa renda e negros, os quais se sentem desamparados, e atraídos pela sociedade de consumo, e vê veem como fuga com o que é ilícito para obter “conquistas”.
Em síntese, defende-se que a solução seja o aprimoramento do sistema atual, onde o adolescente deve sim ser punido, porém não “jogado” junto aos verdadeiros criminosos e, onde desamparados, sofrem influências dos mesmos, saindo com maiores bagagens para o crime; e sim (com o) desenvolvimento de projetos educacionais e profissionalizantes, que abrange atinja todos os que estão expostos a entrarem para o crime, até ao jovem infrator, que esse também precisa de um tratamento psicológico e um grande impulso, para se reintegrar na sociedade, de maneira integra.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, ao uso devido de preposições, à concordância de número (singular e plural) e à coesão das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e coerente, no entanto é possível escrever uma redação mais crítica usando dados da coletânea como subsídio para a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |