A aprovação da proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil pela Comissão de Constituição e Justiça trouxe à tona, novamente, a discussão da redução da maioridade penal. Não se pode admitir que um país tão atrasado em diversos termos sociais discuta o encarceramento de adolescentes como se a origem desse mal não estivesse nas desiguais condições sociais impostas pelo país.
O objetivo do sistema prisional não é punir e fazer sofrer, mas ressocializar os detentos para o bem maior da coletividade. Inserir jovens em presídios cuja qualidade é criticada dentro e fora do país e em cujas dependências são expostos a criminosos ainda mais perigosos e experientes – que muitas vezes lhes ensinam ainda mais sobre o mundo do crime – não é uma ideia digna de aprovação.
Alguns casos isolados, que tomam conta dos noticiários nacionais, não podem conduzir a opinião popular, algo que apenas deveria ser feito por dados estatísticos e extrapolações cuidadosas. Sabe-se que apenas um em cada duzentos homicídios realizados no país é praticado por um jovem entre 16 e 18 anos. Além disso, sabe-se que a redução da maioridade penal iria afetar, majoritariamente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas do Brasil, vítimas de preconceitos de muitos setores da sociedade.
Investimentos em políticas de assistência social e na alfabetização de jovens são medidas que de fato podem reduzir a criminalidade e melhorar o convívio social. A maior parte dos jovens criminosos não é delinquente por ser psicopata ou sádica, mas por não ter opção. Rouba por não ter dinheiro em uma sociedade que louva o consumo e mata por ser perseguida por policiais repletos de preconceitos. A melhor maneira de combater o crime não é trancafiar jovens criminosos, mas dar-lhes oportunidades e escolhas.
Comentários do corretor
Excelente texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, bem desenvolvida e crítica, com bom aproveitamento dos dados fornecidos pela coletânea e outras fontes e ótimo domínio da linguagem padrão escrita.
Parabéns!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 10 |
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