O sociólogo Zygmunt Bauman afirma que, para o ser humano viver com felicidade são necessários dois valores: a liberdade e a segurança. Infelizmente, na sociedade atual, carece-se deste último. A população é informada constantemente por meio de jornais, noticiários e internet, do aumento da violência, sendo que, os crimes cometidos por menores de idade são sempre evidenciados pela mídia. Esses jovens, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, podem ser internados por, no máximo, três anos, o que causa certa sensação de impunidade por parte da população, principalmente se o delito for grave. Devido a isto, surgiu na contemporaneidade, o questionamento sobre a redução da maioridade penal e se, realmente, esse ato ajudará a enfrentar o problema da violência social.
Pode-se dizer que, nenhuma criança ou adolescente sonha em ser um criminoso, o ideal de personalidade para eles são os super-heróis e as princesas, pessoas que prezam pelo bem estar do mundo e se preocupam com o outro. Portanto, seguindo a lógica, nenhuma criança deveria praticar crimes. Entretanto, não é isto o que ocorre. É possível notar que, a principal causa que leva jovens (e criminosos de outras faixas etárias) a cometerem delitos é a desigualdade do país. No que diz respeito aos adolescentes, pais com dificuldades econômicas não podem oferecer todo o conforto que filhos da classe alta recebem, então, o desejo não atendido somado a uma educação falha (no sentido de estabelecer limites) são causas para o surgimento de jovens criminosos. Sendo que, nenhum desses fatos sofrerá mudanças com a redução da maioridade penal.
Ainda sob essa visão, é preciso refletir sobre como melhorar a segurança nacional, visto que, o maior fator da violência é estrutural. O ideal seria investir em infraestrutura, em educação e na melhor distribuição de renda. Porém, apesar de serem medidas que, se bem efetuadas, trarão soluções permanentes, os resultados são lentos e, como pode-se observar atualmente, é necessário realizar outras ações em conjunto, oferecendo um suporte que evitaria o colapso da sociedade nos dias de hoje. Por isso, é possível pensar na redução da maioridade penal como medida emergencial. Afinal, diminuiria o número de jovens infratores na rua. Entretanto, deve-se notar que colocar adolescentes em presídios superlotados, sem a menor estrutura, com adultos experientes na área do crime e possuindo tempo livre, não é a maneira mais eficiente de tentar ressocializar o jovem. Portanto, seria necessário necessária a adoção de medidas que, além de manter o criminoso isolado da sociedade, deixe-o produtivamente ocupado.
Posto essas ideias, fica claro clara a complexidade do assunto e a dúvida de qual caminho seria o mais correto a seguir, em uma sociedade que é, sobretudo, guiada por emoções e com grandes falhas estruturais. Mas, o que não deve ser feito é esperar que tudo se resolva sozinho, para assim, criar uma sociedade menos violenta.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de gênero.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |