Atualmente o Brasil vive diante de um complexo dilema democrático perante a sociedade, a legislação penal vigente se mostra inaceitável e paradoxalmente confusa ante aos anseios da população. Todavia, é necessário aferir a solução mais viável para redarguir as práticas ilícitas no país(,) assim como proporcionar melhores condições para a execução dos direitos constitucionais.
É notável a importância de haver uma análise profunda sobre a redução da maioridade penal no Brasil, pois estudos indicam a todo momento índices exacerbados referentes a crimes cometidos por indivíduos com idades incompatíveis para a aplicação da legislação penal(,) a fim de garantir a manutenção dos direitos constitucionais. Além disso, observa-se uma grande preocupação do Estado em tentar estagnar esse mau mal que acompanha a população, ou seja, através do aparelhamento da segurança pública, como: melhores condições econômicas, aumento do efetivo responsável pelo policiamento ostensivo e manutenção dos complexos penitenciários do país.
Por outro lado, as ações promovidas pelo Estado em prol da “normalização” da criminalidade cometida por menores, mostram-se insatisfatórias. Logo, incitar a redução da maioridade penal, de fato, não inibe o menor infrator de cometer atos atentatórios contra cidadãos de bem. Contudo, observa-se a aplicabilidade de uma educação mais ampla que possa atingir todas as classes econômicas, uma vez que o acesso adequado ao conhecimento agrega valores importantes para o suporte basilar do indivíduo.
Dessa forma, infere-se que esta “repressão” pode não ser o melhor caminho a ser seguido, haja vista a história já ter mostrado à sociedade esse “filme”, entre 1964 a 1985. Contudo, todavia, se faz necessário o aprimoramento das ferramentas educacionais e interpessoais.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso de preposições, ao emprego de letras maiúsculas e de conjunções.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível explorar melhor os elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |