No Brasil, está sendo proposto proposta a redução da responsabilidade penal de 18 para 16 anos. E essa questão está gerando divergências, em relação, se esse projeto de lei será benéfico para a sociedade. É evidente que o sistema carcerário brasileiro (é) ineficiente, portanto, inserir adolescentes nele os tornará mais violentos. Jovens de 16 anos, além de ter capacidade de discernir o certo do errado, têm consciência do que são crimes e das consequências deles. Então devem ser responsabilizados e pagar pelos crimes cometidos, sendo assim , reeducados para serem reinseridos na sociedade da melhor forma possível.
Entretanto se esses adolescentes forem colocados em cadeias junto com criminosos experientes, presos por crimes de diferentes gravidades, e sem uma boa estrutura para reintegrá-los a à sociedade. (,) O estado vai tirar deles as oportunidades e esperanças, tornando-os propensos a retornar ao crime de forma mais agressiva. Antes da maioridade ser alterada, o sistema carcerário deve ser melhorado. (,) Tendo como modelo sistemas como o do Japão e de Portugal, considerados eficientes. No de Portugal, por exemplo, os jovens de 16 a 24 anos ficam separados dos mais velhos, há uma diferenciação por faixa etária e gravidade dos crimes cometidos. Vale ressaltar que grande parte dos presos no Brasil são jovens de 18 a 24 anos.
O problema da violência no Brasil tem causas socioeconômicas, e se essas causas forem tratadas, com maior investimento na saúde. (,) educação e na qualidade de vida da população para diminuir as desigualdades sociais(,) não será necessário necessária tanta punição. (,) A qual possui muitas falhas e deve ser melhorada(,) desde a forma como a polícia se relaciona com as classes desfavorecidas, quanto até a estrutura de reintegração dos presidiários, por meio de políticas que promovam o ensino de ofícios, religião e ética nas cadeias. Assim será possível fim de tornar tanto os jovens quanto os adultos presos cidadãos melhores.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |