Violência e suas diversas causas.* - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 20/04/2015

Status:

Corrigida
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Atualmente no Brasil muitos jovens menores de idade cometem crimes e violências, tanto na fase da infância quanto na adolescência. É determinado por lei que menores infratores só podem ser punidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)(,) o que tem resultado no aumento da vilolência violência no país desde que isto foi determinado, já que as punições para os jovens criminosos são mais "leves".

Grande parte dos menores que cometem crimes são levados e mantidos por determinado período na Fundação Casa, uma espécie de presídio de jovens, onde todos possuem até 18 anos de idade. Neste local, são obrigados a seguir rígidas regras, prestar serviços comunitários, entre outras coisas.

Essa "proteção" que o ECA proporciona aos menores tem incentivado muitos deles a cometerem crimes.Se reduzida a maioridade penal para 16 anos, como proposto pela PEC 171 (Proposta de Emenda Constitucional), haveria uma preocupação maior por parte dos jovens quanto às punições impostas aos mesmos, o que resultaria numa notável redução de infrações cometidas no país.

Entretanto, mesmo que a maioridade penal seja reduzida(,) é preciso ir muito além disto para resolver o problema da violência no Brasil. Além deste grande progresso em questão, seriam necessárias mudanças na educação do país, acompanhamento pscicológico psicológico para os jovens, acompanhamento da família na vida dos mesmos, melhores condições de ambiente na Fundação Casa, entre outras coisas que sejam benéficas para a conscientização e educação do cidadão brasileiro.

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e coesão entre as ideias.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente