O dever do estado é: tratar a causa, não, a conseqüência.* - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 20/04/2015

Status:

Corrigida
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Na atual conjuntura, no Brasil, se discute sobre discute-se a redução da maioridade penal, a qual reduz de 18 para os 16 anos a idade mínima para um indivíduo que cometer um ato ilegal ser condenado à prisão. Porém, (a medida) é contraditória à Constituição de 1988 e países como a Espanha e a Alemanha, que adotaram tais mudanças(,) não registraram diminuição dos crimes.

A partir dos 12 anos, qualquer pessoa é responsabilizada pelos atos cometidos, sendo punido punida pela pelo ECA com advertência, obrigação de reparar os danos, prestação de serviço à comunidade, internação ou liberdade assistida, não o deixando sendo inocentado inocentada. Agindo pelo princípio de Martin Luther King, o qual afirmava que “uma das coisas importantes da não violência é que não busca destruir a pessoa, mas, transformá-la”

É importante salientar que unir jovens de início de carreira com criminosos de longa data, não seria uma maneira inteligente de solucionar o problema,  aumentaria o número de bandidos, pois, (os) deixaria eles longe de qualquer medida socioeducativa e sujeitos e sujeito a à violência, inclusive sexual. 

 Propor mudanças, é tratar o efeito, e não a causa. Um jovem ingressa no crime por falta de escolaridade, afeto familiar e pressão da sociedade atual. Medidas positivas, seriam o Estado promover a educação, lazer, esporte, oficinas de músicas e a cultura, dos jovens de todas as classes sociais, inclusive as mais baixas, onde são registrados (os) maiores índices de criminalidade, inserindo-o no universo acadêmico ou técnico(.) e para os pais, o dever é alertar seus filhos sobre o perigo presente no mundo das drogas e da criminalidade.

Comentários do corretor


* "O dever do Estado é tratar a causa, não a consequência" - não se usa ponto final em título.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego de pronomes e à coesão.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente