Na atual conjuntura, no Brasil, se discute sobre discute-se a redução da maioridade penal, a qual reduz de 18 para os 16 anos a idade mínima para um indivíduo que cometer um ato ilegal ser condenado à prisão. Porém, (a medida) é contraditória à Constituição de 1988 e países como a Espanha e a Alemanha, que adotaram tais mudanças(,) não registraram diminuição dos crimes.
A partir dos 12 anos, qualquer pessoa é responsabilizada pelos atos cometidos, sendo punido punida pela pelo ECA com advertência, obrigação de reparar os danos, prestação de serviço à comunidade, internação ou liberdade assistida, não o deixando sendo inocentado inocentada. Agindo pelo princípio de Martin Luther King, o qual afirmava que “uma das coisas importantes da não violência é que não busca destruir a pessoa, mas, transformá-la”
É importante salientar que unir jovens de início de carreira com criminosos de longa data, não seria uma maneira inteligente de solucionar o problema, aumentaria o número de bandidos, pois, (os) deixaria eles longe de qualquer medida socioeducativa e sujeitos e sujeito a à violência, inclusive sexual.
Propor mudanças, é tratar o efeito, e não a causa. Um jovem ingressa no crime por falta de escolaridade, afeto familiar e pressão da sociedade atual. Medidas positivas, seriam o Estado promover a educação, lazer, esporte, oficinas de músicas e a cultura, dos jovens de todas as classes sociais, inclusive as mais baixas, onde são registrados (os) maiores índices de criminalidade, inserindo-o no universo acadêmico ou técnico(.) e para os pais, o dever é alertar seus filhos sobre o perigo presente no mundo das drogas e da criminalidade.
Comentários do corretor
* "O dever do Estado é tratar a causa, não a consequência" - não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego de pronomes e à coesão.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |