A redução da maioridade penal vem sendo discutida a há vários anos, mas nessa última semana explodiu na mídia após ter sido aprovada pela Câmara de Constituição e Justiça da Câmara* dos Deputados. Essa lei consiste na redução penal de 18 para 16 anos e apresenta várias controvérsias, mas também seria uma solução para a quantidade de delitos cometidos por jovens infratores.
A Câmara de Constituição e Justiça aprovou essa lei deixando claro que a mesma não fere a Constituição, mas a UNICEF aponta essa nova lei como um desacordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Portanto, essa lei a medida** viria para dificultar a vida social e escolar do jovem. A presidente Dilma é contra a lei PEC**, já que para a mesma, lugar de criança é na escola.
Mas existe o lado positivo da mesma. Com 16 anos o adolescente já tem total noção das atitudes e responsabilidades. Se o jovem pratica algum delito, tem plena consciência da responsabilidade penal e por isso deveria ser punido.
É possível perceber que existem os dois lados da questão. Enquanto alguns defendem a educação como reestruturação da pessoa, alguns defendem a prisão. Diante dessas duas possibilidades, porque por que não utilizar das duas soluções? O jovem ser preso e punido pelo delito, mas continuar estudando. O que não se pode é deixar como está, fazendo a população brasileira viver com insegurança.
Comentários do corretor
* A Câmara dos Deputados ainda vai votar a PEC, o que foi aprovado é o seu trâmite, ou seja, a sua admissibilidade por uma das várias Comissões existentes dentro da Câmara dos Deputados.
** Observe quantas vezes a palavra "lei" foi escrita em um curto intervalo no texto. Evite este tipo de repetição, opte por sinônimos ou pronomes relativos.
Atenção à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, analisando os lados da questão. Porém faltou um pouco mais de clareza no geral e de embasamento para a conclusão. Explore melhor os dados da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |