Cultura da Violência - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 20/04/2015

Status:

Corrigida
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Nas útimas semanas uma discussão calorosa tem acontecido pelo país acerca da PEC que pretende reduzir a a maioridade penal de 18 para 16 anos, considerada constitucional pela Comissão de Constituição e Justiça (da Câmara dos Deputados) em 31 de março de 2015. A PEC foi considerada admissível após 22 anos de sua criação e muitos argumentos surgem sobre o assunto, uma vez que sua efetiva aprovação e aplicação afetaria radicalmente a realidade brasileira.

Inicialmente, é importante salientar que os menores infratores já são responsabilizados pelos seus atos a partir dos 12 anos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Estão previstas no ECA diversas formas de medidas sócio-educativas socioeducativas, que são aplicadas na proporção dos delitos, oferecendo assim uma real oportunidade de reinserção dos jovens em sua comunidade.

Sequencialmente, tem que se levar em consideração as condições do sistema prisional brasileiro, que além de estar superlotado, não oferece, por conta também da alta demanda, as condições necessárias para realmente inserir novamente os prisioneiros na sociedade. Nesse aspecto, não há sentido colocar jovens infratores no início de suas vidas em um sistema tão caótico.

Em suma, reduzir a maioridade penal é na verdade uma forma de tentar sanar os efeitos de uma problemática muito maior. As práticas do Estado devem se focar em atuar nas causas da criminalidade, traçar estratégias efetivas que impactem na vida prática de seus cidadãos, incentivando a cultura e a educação e construindo uma estrutura que ofereçam aos nossos jovens um vislumbre de um futuro melhor.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras (de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, que pode ser cobrado no Enem e em outros processos seletivos).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente