Era uma vez. Moral da História. Um certo dia. Felizes para sempre. Frases essas que deveriam ser tão constantes e até mesmo repetitivas na vida dos infantojuvenis, acabam(,) na maioria das vezes, sendo desprezadas. (,)Dando lugar a outras palavras, não tão agradáveis como, crimes, armas, roubos, enfim, palavras que não deveriam fazer parte sequer de seus vocabulários. Percebendo essa configuração no contexto atual, o governo* viu-se (como) necessária a implantação da Lei que reduz a maioridade penal, dos 18 para os 16 anos de idade. Porém essa medida como única e exclusiva na contenção do crime, se mostra bastante ineficiente e ineficaz.
Percebe-se, que essa Lei não deve ser encarada como a “Salvadora da Pátria”, haja vista que o simples fato de reduzir a maioridade penal não quer dizer que esses jovens irão parar de cometer crimes. Pois, mesmo com a maioridade penal sendo 18 anos, os adultos de 18, 19, ..., 35 anos não deixaram de praticar infrações – mesmo sabendo que serão punidos. Outro fato que comprova a ineficiência dessa medida é que em Nova York – EUA, crianças de 7 anos já podem responder judicialmente pelos seus crimes. Porém, a redução dos crimes não se deu com a redução da maioridade penal, mas, com políticas educacionais e de incentivos.
Sabe-se, que medidas socioeducativas, mescladas à presença efetiva da família no âmbito educacional, disparadamente se mostram mais eficientes e eficazes. A família – como todo alicerce, - desempenha papel fundamental no que se refere a proporcioná-los uma “base educacional”, sendo a sua principal tarefa conduzí-los e incentivá-los. Simultaneamente, o governo deve garantir que essa “base educacional” seja garantida de forma digna, tornando a educação por meio da escola, mais acessível através de melhorias nas estruturas escolares.
Portanto, medidas socioeducativas são sempre válidas, pelo fato de incentivarem e promoverem primordialmente a educação. Por isso, o governo deve ampliar os investimentos com em projetos sociais que incentivem a presença dos alunos nas escolas, oferecendo bolsas e auxílios incentivadores, (;) e(,) principalmente, melhoria das estruturas escolares. Outro fator mais importante, é a presença familiar participando efetivamente da trajetória educacional. Desse modo, poderemos olhar esse fato como “Era uma vez”, retirar a “Moral da História”, dizendo que “Um certo dia” esse fato ocorreu, mas, que agora poderemos ser “Felizes para Sempre”.
Comentários do corretor
* O Congresso (Legislativo) está discutindo a questão. O governo (Executivo) já se posicionou contra.
Atenção à pontuação, à objetividade (evitar repetições de termos) e ao emprego adequado de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. O jogo de palavras na introdução e na conclusão é um elemento interessante.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |