Impedir x Punir - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 14/04/2015

Status:

Corrigida
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Depois da aprovação da PEC (171) pelo pela Câmara de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados(,) a calorosa discussão sobre a redução da maioridade voltou à tona. Entretanto, o questionado “problema da violência”, infelizmente, está sendo levado por meio da comoção a à incorreta solução, já que o “punir” é visto com prioridade ao invés do “impedir”. Nesse sentido, é fato que o povo brasileiro clame por menos criminalidade, mas a redução da maioridade penal não só isentará os benefícios almejados como também poderá ocasionar “efeitos colaterais” indesejáveis.

É válido destacar, antes de tudo, que a violência por parte de menores não é assunto recente e que por isso se torna um grande empecilho. Muitos jovens desde décadas anteriores, não são amparados pelo Estado, sociedade, escola e esporte(,) sendo assim atraídos pelo tráfico e crime, desse fato se observa a verdadeira raiz do problema e a necessidade de promover à a correta “solução”. Assim, a redução da maioridade penal deve ser tratada como problema social e não policial(,) cujo pois encarceramento ocasionará maior caos no sistema prisional(,) além de não inserir o jovem na sociedade, mas sim excluí-lo.

Nessa perspectiva, a reformulação do ECA como forma de controle para não gerar impunidade é o primeiro passo. Isso porque de acordo com dados* (sobre) o aumento de internos, como em São Paulo, cresceram houve crescimento de em mais de 50% em relação a pesquisas anteriores, provando que a mudança não é na Constituição e sim no Estatuto e nas casas de internações. E tal mudança deve vir acompanhada com pela supervisão educacional para que os jovens sejam reeducados, pois como já dizia Nelson Mandela “a educação é a arma mais poderosa para o mundo ser mudado”.

Portanto, fica evidente que a redução da maioridade penal não é a solução para o controle da violência e que os efeitos colaterais serão evitados se a sociedade como um todo privilegiar o “impedir” ao invés do “punir”. Para isso, o governo(,) junto com seus representantes políticos(,) devem discutir sobre a reforma do ECA e da reeducação cívica do interno(,) e não promover ilegalidade do artigo 228** da CF por meio da PEC. Ademais(,) medidas socioeducativas que atraiam adolescentes e jovens a se inserirem em atividades que lhes deem prazer ou mesmo que lhes garantam qualificação profissional é colocar a arma dita por Mandela em uso. Dessa maneira, os valores morais dos menores não serão fragilizados nem tão pouco impulsionadores de violência.

Comentários do corretor


* Dados de onde? Cite a fonte.

** Do que se trata esse artigo? Oriente melhor o leitor, para que ele possa entender o texto.

Atenção à pontuação, ao uso da crase, ao emprego de preposições e pronomes relativos e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma crítica, no entanto é preciso desenvolver um raciocínio mais claro, explicando melhor os argumentos para situar o leitor.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente