Brasil: Prisões que não trazem segurança* - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 13/04/2015

Status:

Corrigida
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            O Brasil é um país com mais de 80 emendas constitucionais, dentre tantas, poucas delas são efetivamente cumpridas. Com um sistema penitenciário em crise, agora o governo** quer aprovar a PEC que propõe a redução da maioridade penal como uma das soluções para a questão da violência. O problema é que aumentar o número de prisões não altera um dos principais fatores da criminalidade: a desigualdade social.

            O país lidera o ranking mundial de homicídios absolutos, ao mesmo tempo detém a terceira maior população carcerária do mundo. Sem contar que as penitenciárias apresentam um índice de 70% de reincidência. Logo, é visível que as cadeias brasileiras não conseguem exercer seu papel com plenitude. A prisão desses jovens cria, ilusoriamente, uma sensação de maior segurança, contudo, não reduz a criminalidade. Pelo contrário, na prisão eles entrarão em contato com criminosos mais experientes e serão estimulados a se manter no mundo do crime.

            É nesse ponto que entra a questão da desigualdade social, tão expressiva no Brasil. Enquanto a mesma não for diminuída, a violência só crescerá mais e mais. E a melhor forma de mudar essa realidade é o investimento em educação pública. Investindo-se em educação, dá-se a muitos jovens marginalizados a oportunidade de saírem da condição social em que vivem; a redução (da) maioridade penal, em contrapartida, apenas os retira das ruas para colocá-los em verdadeiras “escolas do crime”.

            Logo, diante da falência da segurança pública na nação, a PEC, se aprovada, será apenas mais uma das muitas emendas constitucionais existentes. Mais uma medida ineficaz ao invés de realmente se cumprir o que já consta na Constituição, que é uma educação universal de qualidade, a qual contribui para diminuição das desigualdades sociais e, consequentemente, da criminalidade.

 

Comentários do corretor


* Neste caso não se usa letra maiúscula após os dois pontos.

** O governo (poder executivo) já se posicionou contrário à proposta. Quem aparentemente quer aprová-la é o Congresso (poder legislativo).

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente