Não a redução da maioridade* - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 13/04/2015

Status:

Corrigida
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  Um dos maiores problemas que o Brasil enfrenta hoje. (:)A Câmara(,) depois de 20 anos(,) aprovou (a admissibilidade) da PEC que reduz a maior idade maioridade penal.Em meio a todos esses problemas que a sociedade enfrenta com nosso jovens cabe a nós questionarmos, reduzir a idade penal irá resolvê-los?

 Reduzir não vai resolver o problema,precisamos refletir se preciso antes de tudo  se diminuir a maioridade penal de 18 para 16 anos seria a melhor escolha, levando em consideração a situação econômica e social do país e seus índices ainda insatisfatórios no que concerne à educação infantil e o ensino médio nas escolas públicas.

  A cadeia comum não é um lugar apropriado para um jovem infrator. Um menor de idade não pode dividir cela com presos condenados por crimes hediondos.(Há) Relatórios nacionais que criticam as qualidades do sistema peniténciario penitenciário. Os menores de idade, ao entrarem em contatos com os outros presos mais velhos, teriam contato com uma realidade ainda mais nefasta, retirando sua chance de reabilitação.

Quando se toma partido do grupo do “sim”, estamos simplesmente tirando a nossa culpa enquanto sociedade e jogando-a apenas no governo, e isso não é o certo.Cabe aos dois se unirem e criarem soluções que mantenham o jovem na escola e deem uma condição de vida melhor.

Comentários do corretor


* Não à redução da maioridade.

Atenção à pontuação, à coesão das frases, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e ao uso devido de preposições.

O texto aborda o tema proposto de forma crítica e coerente, no entanto as falhas gramaticais precisam ser sanadas para trazer mais clareza às ideias.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente