É estarrecedor o número de menores de idade envolvidos em crimes bárbaros. E mesmo diante de tantas trajédias tragédias causadas por esses infratores, ainda não foi aprovada a lei da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Pesquisas afirmam que 90% da população é a favor da redução, sendo assim, a quem servem os governantes que estão votando contra?
Alguns movimentos sociais e os 'Direitos Humanos' afirmam categoricamente, que a mudança no ultrapassado código penal não acabaria com a violência, estão certos. Porém o objetivo de uma pena não é acabar com a violência, mas sim fazer justiça, os cidadãos de bem já não aguentam mais engolir a seco tanta impunidade.
Segundo a lei, só após completar 18 anos, uma pessoa comum passa a ter consciência dos seus atos. Mas será que esses tantos jovens de 16, 17 anos, que cometem crimes graves, como matar, e estrupar estuprar não sabem o mal que estão causando?
Infelizmente o Brasil parece que caminha na contra-mão da justiça. É preciso que brasileiros e brasileiras se unam, e protestem pelos seus anseios e pela segurança, afinal parece que os governantes que foram escolhidos para respresentar a população têm outros interesses. Quem defende a impunidade, só costuma mudar de idéia, quando sente na pele os efeitos da violência.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, e com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido. No entanto é possível desenvolver uma redação mais crítica, aprofundando a análise em relação aos diversos fatores que envolvem à discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |