A violência no Brasil vem aumentando de forma espantosa no século XXI, mas o mais chocante é que na maioria dos casos os autores são menores de idade*. Muitos ‘menores’ nos últimos anos vêm comentando cometendo este tipo de crimes, no qual e estão agraciados pela impunidade, pois não iram irão responder pelos seus atos, mas isso pode mudar.
São inúmeros inúmeras as notícias de pequenos de quatorze a dezessete anos que cometeram atos de violência de todo gênero, muitos deles cometem esses crimes brutais sem hesitar, pois têm consciência de que não serão punidos, pelo fato de a maioridade penal no Brasil ser de dezoito anos, mas com a redução da mesma irar irá ‘frear’ um pouco suas ações, pois vão pensar duas vezes antes de se incriminarem.
Entretanto a redução da maioridade penal só resolverá uma parcela do problema, pois outro agravante da violência é a falta de políticas para jovens, no qual o governo trata os mesmos com indiferenças e acaso descaso. A falta de investimento na educação faz com que os menores busquem a criminalidade mais e mais, pois muitos deles se veem sem alternativas e futuro.
De fato a redução da maioridade penal irá acabar com a impunidade que tanto impede que os menores infratores paguem pelos seus erros, mas também o Estado deve fazer políticas para os mesmo buscarem a educação e não tomarem o caminho do crime e da violência, no qual assim os mesmos terão oportunidades de terem um futuro melhor.
Comentários do corretor
* A afirmação de que a maioria dos criminosos é menor de idade é inválida, uma vez que dados do Ministério da Justiça apontam que os adolescentes são responsáveis por 0,9% dos crimes. Leia a coletânea com atenção.
Atenção à grafia correta das palavras, a concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à grafia correta das palavras e ao uso devido de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto, porém e importante ler a coletânea com atenção e apresentar argumentos coerentes.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |