Educação e a Disciplina, coexistindo.* - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 13/04/2015

Status:

Corrigida
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 A Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados aprovou (a admissibilidade) a proposta de redução da maioridade penal de dos 18 anos aos para os 16, ocasionando diversas discussões sobre o projeto, que ainda faltam alguns procedimentos para se tornar uma lei.

Quando se estabeleceu a maioridade penal aos 18 anos, há 75 anos, as pessoas viviam socialmente de formas diferentes do que vivem hoje, principalmente em relação aos adolescentes, que possuem maiores acessos as às informações, podendo ter uma análise mais crítica e madura. Baseando neste fato, jovens de 16 anos podem votar na escolha do presidente do país, criando uma contradição ao foto fato que esses mesmos adolescentes não possam ser julgados de forma coerente pelos crimes que cometeram.

Há quem defenda, que reduzir a maioridade penal não irá resolver a violência, e de fato, essa ação isolada não resolve, porém, existem outros fatores por trás, que muitos não procuram analisar, antes de exporem sua opinião, como o fato de que menores de idade são recrutados por grupos de criminosos justamente pela pena ser mais “leve”. Além do mais, estes adolescentes, muitas vezes(,) assumem as responsabilidades dos delitos para amenizarem as penas dos cúmplices.

Outra questão que as pessoas contrárias a à redução da maioridade penal usam de argumento, diz respeito a  à educação, no qual o Brasil precisa melhorar neste setor, que isso sim irá resolver os problemas de violência. Porém, existem diversos países altamente desenvolvidos, onde os menores de idade são julgados da mesma forma que os adultos, como exemplo no os Estados Unidos.

Contudo, para resolver este problema tão difícil é necessária necessário existir diversas ações em conjunto, como a educação e os processos judiciários, pois com as devidas punição punições para esses adolescentes, isso servirá servirão de exemplos para os outros, pois a educar exige disciplina, e é o que faltam para a maioria dos jovens. Afinal(,) a população brasileira já está cansada de ver diversos noticiários relatando crimes de autoria de menores infratores.

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título.

Atenção à grafia correta das palavras, à coesão das frases, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), ao emprego da crase, à pontuação e ao uso devido de preposições.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e coerente, no entanto faltam dados que ajudem a embasar a argumentação e os erros na escrita prejudicam o bom entendimento das ideias.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente