Problema Estrutural - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 13/04/2015

Status:

Corrigida
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Não se tem na história parâmetro de violência equiparado com a atual situação do Brasil. Em meio a esse caos, a impunidade gera comoção nacional e qualquer medida cuja finalidade seja o seu combate ganha o gosto da população. Com isso(,) a nova polêmica social é a cerca acerca das discussões sobre a maioridade penal.

A proposta prevê a redução penal para dezesseis anos e aplicação de penas como se o indivíduo fosse adulto. Alega-se a prescrição do teste psíquico feito a trinta anos atrás - os jovens da época foram considerados incapazes de responder pelos seus atos pela falta de maturidade - pelo fato do real avanço tecnológico e informacional ao qual se atribui a precocidade dessa geração.

Entretanto, ao analisar o sistema prisional do país, nota-se a inviolabilidade inviabilidade completa do projeto, pois a superlotação em que se encontram  não é solução para o imbróglio, e sim mais um agravante. Colocar os adolescentes expostos a esse meio causaria apenas a especialização desses.

Em teoria, as peninteciárias penitenciárias têm como função primordial a reeducação e reinclusão na sociedade, da mesma maneira a proteção dos adolescentes é feita para (que) a sua correção aconteça em locais apropriados, as Fundações Casa, (;) e esse essa conjectura seria suficiente para o tirar das ruas do crime. Como se pode salientar esse planejamento é muito bem arquitetado, sua essência não necessitaria nenhuma outra intervenção como a discutida se fosse cumprida em sua plenitude. Portanto, a solução dessa adversidade seria melhor combatida se fosse focado focada em uma reforma do sistema, eliminando a violência policial, melhorarando o ambiente e as condições de vida dos detentos, utilizar utilizando a educação e os esportes para motivá-los a mudar de vida.

 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente