Os altos índices de violência no nosso país não sé dão pelos crimes cometidos por jovens e adolescentes, mas pelo Estado não cumprir com suas obrigações básicas como: educação, moradia e saúde. Ao reduzirmos a idade dos inimputáveis, aumentaríamos a superlotação dos presídios e transformaríamos este jovens infratores em criminosos potenciais.
Segundo o Doutor em Ciência Política pela USP, Tulio Kahn, “Delinquência juvenil se resolve aumentando as oportunidades e não reduzindo a maioridade penal.” Partindo desse pressuposto fica claro que, enquanto o Estado não assumir que a responsabilidade por esses menores é sua, nada vai mudar, o que se faz necessário é igualar as possibilidades, e subsidiar os elementos básicos, como educação, esporte, saúde e moradia, para ser um cidadão digno. Não se nasce criminoso ou infrator, porém alguns jovens vão pare para este caminho por não verem outras alternativas e encontram no crime a possibilidade de sair da margem da sociedade.
O nosso país possui uma das maiores populações carcerárias do mundo. Inserir um menor infrator em um lugar onde estariam sujeitos a todos os tipos de violência, ao consumo exacerbado de drogas e álcool, e a à mercê das facções que comandam destes locais o crime aqui fora(,) os transformariam em pessoas sem perspectiva alguma de futuro(.) é preciso darmos mais uma chance para que estes façam novas escolhas. Não será a redução da maioridade que diminuirá os elevados índices de violência, pois nós estaríamos tratando apenas de uma parte do efeito, e não da causa em si. Sem contar que os nossos presídios são verdadeiras escolas do crime, onde menos de 1% das pessoas que por lá possam passam são reinseridas na sociedade.
Este é o momento de implantarmos não a redução da maioridade penal, mas um sistema eficaz, que traga os jovens de periferias e que convivem diretamente com a violência e o tráfico, e seus pais, para ONGs, associações e projetos socioeducativos, dando o direito de escolha a cada um deles, inserindo-o como parte importante da nossa sociedade. É necessários darmos a estes menores a possibilidade de escolherem o melhor caminho.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao uso da crase e à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |