Educação: indiscutivelmente o alicerce de tudo - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 13/04/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   É de conhecimento geral que o aumento da criminalidade no Brasil é uma constante. Diante deste problema, discute-se a respeito da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Mas, será mesmo que, na conjuntura atual, esse projeto de lei conseguirá amenizar a situação do país nesse aspecto?

   Ao fazer um retorno à história, nota-se o surgimento, no período neolítico, das diferenças sociais decorrentes da aparição do excedente pela fixação do homem à terra. Mais tarde, os princípios capitalistas reafirmam a desigualdade por meio da presença das lutas de classes, idealizada pelo sociólogo Karl Marx. Esta resulta na marginalização social dos indivíduos menos favorecidos, principalmente, por efeito da fragilidade educacional.

   Pesquisas realizadas mostram que, na maioria dos países que aderiram à redução da maioridade penal, não houve mudanças positivas nos índices de criminalidade destes. No Brasil, o órgão a legislação responsável pelos menores de idade é o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que aplica tutela por até três anos para os jovens praticantes de atos ilícitos.

   Ademais, cabe-se discutir discussão a respeito da precariedade do sistema carcerário, já que os presídios atualmente estão superlotados e maioria das pessoas punidas por seus crimes voltam a delinquir, muitas vezes de forma mais violenta. Consequentemente, infere-se que, se aprovado o projeto de lei, ocorreria um possível agravamento nesses problemas apontados, visto que a questão de diminuir as elevadas taxas de violência não perpassa somente pela prisão do sujeito.

   Com as afirmações supracitadas, é perceptível a necessidade de reforma no sistema penitenciário brasileiro, a fim de que este funcione com eficácia. Além disso, é preciso formar uma educação conscientizadora, segundo o educador Paulo Freire, unida à mudança social.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância verbal e à coerência das afirmações (o ECA é um Estatuto, uma lei, não um órgão).

No geral, bom texto. Aborda o tema proposto de forma crítica e objetiva.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente