Segundo René Descartes, “não existem métodos fáceis de resolver problemas difíceis”. Por meio desse pensamento, percebemos que a redução da maioridade penal não erradicará a violência e nem contribuirá para uma sociedade melhor.
É notória notório que a criminalidade no Brasil é uma constante social de difícil combate. Encarar essa problemática é uma tarefa árdua e incessante de responsabilidade do Estado que, por meio de leis, dentre elas a da maioridade penal, tem buscado formas de mascarar sua ineficiência em promover a socialização dos cidadãos no meio socioespacial, um dos principais fatores para que uma pessoa não se “aventure” no mundo da violência.
Além do mais, as pessoas tornam-se aptos aptas a responder pelos seus atos a partir do momento que consegui conseguem discernir o certo do errado e não quando atingem uma determinada idade. Aprovar a lei em questão é deixar muitas dúvidas a pairar na sociedade a respeito desse jovem infrator, pois muitos irão parar nas prisões com um sistema de carceragem precário em que existe a prática do crime e que não possuem métodos de ressocialização eficaz para reinserir esse (ex)preso na sociedade.
Diante disso, o combate da violência está diretamente ligado a uma sociedade mais racional, deve-se melhorar a educação, oferecer acompanhamento psicológico e de assistência social, ampliar o mercado de trabalho e programas voltados para os jovens para que eles percebam que existem caminhos mais viáveis para se conseguir o que quer sem ferir ou violentar o próximo.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à concordância de gênero (masculino e feminino) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, com o uso de informações e elementos da coletânea, é possível torná-lo mais crítico e informativo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |