Recentemente, a redução da maioridade penal dividiu opiniões no Brasil porque os jovens com 16 anos são bem informados e sabem o certo e errrado, são presas fáceis para ser usadas no mundo do crime e a mau má educação e a falta de oportunidades permite que os menores não sigam pelo caminho certo.
Com o mundo tecnológico que vivemos, as informações chegam a todo segundo por seus meios. Os jovens que não se desgrudam da televisão e internet, já têm noções do mundo e dos deveres e direitos atravez através da intimidade com essas telecomunicações. E alguns deles(,) que na maioria são pobres ou negros, viram presas fáceis para o tráfico de drogas e outros crimes, pois não são punidos severamente e acabam sendo recrutados pelas quadrilhas para os maiores de idade ficarem soltos nas cidades.
Esse caminho é escolhido pelos jovens porque eles não foram educados e não obteram obtiveram os conhecimentos possíveis para verem as consequências disso. Eles não têm escola e nem oportunidades de profissão, assim são atraídos e viram criminosos.
Contudo, é preciso ainda muita discussão sobre o tema. Se a lei for aprovada, o sistema carcerário irá aumentar e lotar ainda mais e o jovem ficará mais ruim; mas se investirem na educação pública no país, ela ficará apenas no papel.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino) e verbal.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na análise dos dados disponíveis sobre o assunto e sem embasar parte da argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |