Atualmente no Brasil, o quadro de criminalidade é alto, a fome, a desigualdade e a exclusão social são alguns fatores que contribuem para o crescimento desse quadro. A maioridade penal é fixada em 18 anos no país, antes dessa idade os autores de atos criminosos só podem ser punidos com medidas socioeducativas. Porém, recentemente o assunto tem ganhado mais forças, opiniões divergentes se formam a respeito do assunto, uma parte da sociedade acha que o indivíduo menor de idade que infringir a lei, já deve ser tratado como adulto, e que a falta de punição é um dos motivos que geram mais violência. Além disso, o fato de poderem votar aos 16 anos também é argumento a favor dessa redução.
Por outro lado, quem é contra essa ideia relata que as cadeias superlotadas e o sistema penal falho não reconduzem o jovem infrator a à sociedade e que os programas que o governo oferece não são amplos e têm pouca eficácia, sendo que precisaria antes da redução da maioridade, revisá-los e aperfeiçoá-los.
Então, de acordo com tudo isso, é importante ver que nenhum argumento pode ser maior que a preservação da vida. O governo deve investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles ao crime, evitando assim futuros problemas sociais, (.) a questão da idade penal deve ainda ser muito pensada.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso da crase e à objetividade.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível explorar melhor os dados sobre o assunto disponíveis na coletânea, o que tornaria a redação mais abrangente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |