A crescente repercussão do número de delitos cometidos por jovens menores de idade tem motivado intensos debates.Muitos os consideram dignos de uma punição mais severa,já que são capazes de infringir a lei.Outros,defendem a hipótese de que transformações nos métodos de ensino solucionariam o problema da criminalidade.Mas,qual será o verdadeiro meio para a regeneração de menores infratores?
Durante a infância, a criança é flexível às diversas opiniões,ou seja,é nessa fase que seu caráter se forma.Infelizmente,vários meninos e meninas entram em contato com o crime nessa idade,e então constroem uma mentalidade de revolta e maldade;na maioria das vezes por deixarem a escola ou por não possuírem uma boa situação financeira.A impunidade também estimula adolescentes a desrespeitarem as leis,uma vez que se encontram abaixo da faixa etária de punição carcerária.
Portanto,o governo deve ampliar as escolas de período integral,diminuindo o acesso desses jovens à vida sem lei.E quanto aqueles que já cometeram infrações,abrir novas oportunidades de formação profissional é uma maneira de reinseri-los na sociedade.Porém,reduzir a maioridade penal não modificará mentes corrompidas por sentimentos devassos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto é possível usar dados e elementos da coletânea para ilustrar e embasar a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |