A educação é a solução para a violência - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 13/04/2015

Status:

Corrigida
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        A crescente repercussão do número de delitos cometidos por jovens menores de idade tem motivado intensos debates.Muitos os consideram dignos de uma punição mais severa,já que são capazes de infringir a lei.Outros,defendem a hipótese de que transformações nos métodos de ensino solucionariam o problema da criminalidade.Mas,qual será o verdadeiro meio para a regeneração de menores infratores?

         Durante a infância, a criança é flexível às diversas opiniões,ou seja,é nessa fase que seu caráter se forma.Infelizmente,vários meninos e meninas entram em contato com o crime nessa idade,e então constroem uma mentalidade de revolta e maldade;na maioria das vezes por deixarem a escola ou por não possuírem uma boa situação financeira.A impunidade também estimula adolescentes a desrespeitarem as leis,uma vez que se encontram abaixo da faixa etária de punição carcerária.

           Portanto,o governo deve ampliar as escolas de período integral,diminuindo o acesso desses jovens à vida sem lei.E quanto aqueles que já cometeram infrações,abrir novas oportunidades de formação profissional é uma maneira de reinseri-los na sociedade.Porém,reduzir a maioridade penal não modificará mentes corrompidas por sentimentos devassos.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto é possível usar dados e elementos da coletânea para ilustrar e embasar a argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente