Diminuição da maioridade penal é igual à diminuição de crimes? - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 13/04/2015

Status:

Corrigida
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Para diminuir a criminalidade cometida por menores não adianta tentar ensiná-los depois da entrada no mundo da infração. É necessário um fator muito importante que não ajudaria somente a diminuir a transgressão por um todo, mas que iria fazer com que o país crescesse: para que as leis sejam cumpridas é necessário educação.

A educação é o que pode delimitar quem será ou não delinquente. Uma má educação é um dos elementos que contribuem para a criminalidade praticada por adolescentes. Diminuir a maioridade penal levando jovens para penitenciárias que os tornarão piores do que quando entraram não adianta. Prevenir antes de acontecer é o diferencial.

Investir em educação é o que torna o povo consciente, com respeito ao próximo, o que faz com que a população siga as leis. O Brasil está cheio de leis descumpridas. Como o retorno do investimento em educação demora alguns anos, os políticos preferem não aderi-las investir porque não os beneficiará para seu próximo mandato. O que eles querem é um contexto visível e com retorno rápido, para poderem usar isso contra a oposição.

E se com todas as oportunidades o adolescente mesmo assim aderir ao mundo dos crimes, esse sim deverá ser recolhido por instituições preparadas para esses jovens, onde aprenderão sobre educação para saírem de lá preparados para um país civilizado.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego coerente de termos.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, com argumentação original e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente