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Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 13/04/2015

Status:

Corrigida
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A redução da maioridade penal é uma questão polêmica que gera inúmeros debates na sociedade brasileira. De um lado, os favoráveis à reforma afirmam que as punições devem ser inerentes a todos os cidadãos; já os contrários ao projeto de redução da maioridade penal exigem a manutenção de uma legislação especial para os menores infratores. Por isso, é preciso analisar a questão com pudor e anular a influência da cultura do encarceramento. Dessa forma, o ideal seria respeitar os direitos das crianças e dos adolescentes, punindo-os segundo regras específicas.

É importante desmistificar a relação entre punição e ressocialização. O sistema carcerário, na maioria dos casos, é incapaz de reinserir o infrator na sociedade. No caso dos menores, essa incapacidade pode resultar em exclusão social e aumento da criminalidade. O menor infrator, quando em contato com criminosos mais perigosos, tende a reproduzir a violência vivenciada e se aliar a facções criminosas, intensificando a violência.

Outra prova da ineficiência da redução da maioridade penal é o caso da França e da Espanha. Esses países reduziram a maioridade penal para 16 anos, mas o projeto não atingiu seu objetivo principal: o controle da violência. Com isso, os governos revogaram a medida e mostraram ao mundo que tratar jovens como adultos é, no mínimo, um equívoco.

Por isso, o ideal seria investir em medidas efetivas de ressocialização baseadas em conscientização, serviços comunitários e, principalmente, educação. Um ensino de base e excelência seria capaz de criar mecanismos de ascensão social e evitar que os jovens recorram à criminalidade. É preciso, nesse sentido, que o Estado assuma o papel de formador de adultos e não se afaste de sua responsabilidade ao aprisionar os jovens.

Fica claro, portanto, que a redução da maioridade penal é um erro. Punir jovens como adultos demonstra a incapacidade de correção dos mais jovens que, em vez de serem aprisionados, precisam ser conscientizados sobre a violência. Isso significa que o Estado precisa punir os menores infratores conforme uma legislação especial e deve, também, afastá-los do crime através da educação. Dessa forma, os direitos dos jovens serão respeitados e, ao mesmo tempo, os menores infratores serão, devidamente, responsabilizados por seus atos.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente