Infração na juventude - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 13/04/2015

Status:

Corrigida
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            A maioridade penal é um assunto devidamente discutido por suas consequências futuras. O crime realizado no Brasil torna-se cada vez mais evidente com o passar dos anos, e esse crime, antes realizado por pessoas maiores de idade, já é efetuado por jovens que deveriam estar em suas escolas ao invés de entrarem no mundo do crime.

            Muitos jovens com menos de 18 anos entram para o mundo das infrações criminosas. Porém até os dias de hoje são usadas poucas medidas para puní-los. Sem uma lei adequada(,) estes adolescentes se sentem livres para fazer o que bem entender entendem -roubar, e matar, por exemplo- pois esses, têm ciência de que nada acontecerá. Por isso muitos traficantes maiores de idade, por muitas vezes(,) acabam a “contratar” jovens para realizar os trabalhos que era para ser efetuado por aqueles.

Contudo, a o vigor da lei de diminuição da maioridade penal, pode trazer alguns problemas para a sociedade. Por um lado, os presídios do Brasil-que em geral, estão superlotados- não teriam mais espaço para a entrada dos jovens na cadeia. Por outro, não é certo que com o aprisionamento de menores de idade irá fazer com que esses mudem a forma de pensar e sigam outro caminho, comecem a estudar e esqueçam as suas vidas passadas.

Em suma, a entrada de jovens na cadeia, não é uma solução, pois, não necessariamente, esses iram irão voltar prontos para a sociedade. Portanto, é necessário, caso ocorra a diminuição da maioridade penal,  junto a essa medida, (que) haja incentivo e investimento na educação e no sistema de programas e trabalhos sócias sociais, proporcionando para os jovens, um inclusão social e um novo jeito de ver o mundo.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à pontuação e à concordância verbal;

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto o assunto pode ser mais aprofundado, com análise e citação de dados da coletânea, por exemplo, que ajudariam a embasar a argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente