A educação é direito da criança e do adolescente de acordo com o ECA – Estatuto da Criança e (do) Adolescente. Assim como seu bem estar e segurança junto a à família e a à sociedade em geral. Considerando que o Estado não consegue garantir direitos básicos, com que propriedade acredita que a PEC – Proposta de Emenda Constitucional 171 vai resolver o problema de violência em todo país. (?)
A segurança pública no país Brasil é um problema que vem se agravando a cada ano que passa e os defensores da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos acreditam ser essa a solução do problema. Pensam que ao retirarem adolescentes do convívio familiar e da sociedade; jovens na sua maioria negros, pobres e que nunca tiveram seus direitos a à educação, saúde e segurança garantidos; e (ao) colocá-los dentro de um sistema prisional caótico(,) vai vão solucionar o problema da violência e(,) depois de alguns anos(,) que os mesmos estarão aptos para conviverem em sociedade.
Existem os que são contra a PEC 171, argumentam afirmando que esta emenda fere os direitos constitucionais e vai contra o ECA e a Convenção dos Direitos das Crianças, da ONU. Hoje o país ainda possui milhões de jovens analfabetos, outros violentados, assassinados, muitas vezes até por policiais mal treinados. O número de vítimas jovens é bem maior que o número de jovens acusados por crimes graves. Antes de pensar em redução de maioridade penal se faz necessário pensar em políticas públicas que garantam os direitos fundamentais das crianças e adolescentes. Educação, arte e cultura são ferramentas eficazes que podem de fato transformar a essência de um ser humano(,) levando-o para o caminho do amor, respeito e bom convívio em sociedade.
As crianças e adolescentes adquiriram direitos através do ECA, desde 1990. É preciso que governantes e sociedade se unam no intuito de garantir esses direitos adquiridos para que não sejam perdidos em função de uma proposta de emenda constitucional que busca uma solução imediatista sem pensar sobre o que levou tantos jovens ao ócio e sem fazer prognóstico do futuro desses jovens se forem presos no atual sistema presidiário.
Comentários do corretor
* Crianças e adolescentes: culpados ou inocentes?
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, ao uso devido de letras maiúsculas, ao emprego da crase, ao emprego de preposições, ao uso de sinônimos e pronomes que evitam a repetição de termos e à coesão das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, com o uso de dados da coletânea e informações pertinentes ao leitor.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |