Muito tem se discutido a respeito da Redução da maioridade penal, de um lado aqueles que prezam por sede de justiça, de outro, aqueles que defendem que crimes cometidos por adolescentes devem ser tratados de forma diferenciada(,) ficando a cargo do Institulo Estatuto da Criança e do Adolescente e das fundações Casa.
A questão é polêmica, haja vista,e devido a atual conjuntura da sociedade(,) e algumas questões devem ser ponderadas. A sociedade de hoje é a mesma de ontem? O homem tem passado por processos evolutivos? O sistema carcerário tem capacidade de absorver esse novo contigente de criminosos? Essas são algumas das perguntas que sempre geram debates quando se trata da redução da Maioridade maioridade penal.
Charles Darwin foi uma grande cientista do século XIX, um dos seus principais postulados é que os seres vivos estão em constante evolução. Assim fazendo-se uma analogia com o mundo atual, podemos concluir que de certa forma, o homem tem passado por processos evolutivos desde o último códico código penal datado de várias décadas atrás. Um exemplo claro dessa evolução é que as meninas e meninos entram mais cedo na puberdade. Elas menstruam mais cedo e eles rapidamemente adequirem adquirem feisões feições de masculinas, como os pelos, logo, se o corpo tem mudado essas mudanças também ocorrem na mente.
Podemos concluir,que o adolescente de hoje não é o mesmo de décadas atrás, fincando necessário tornando necessária a revisão do códico penal para se adequar as às mudanças da sociedades. ostros Outro fatores também podem influenciar os adolescentes: falta de educação de qualidade(,) na qual o que deixa os jovem jovens a à mercê da violência, (.) quanto ao sistema carcerário, ele é precário, porém é uma questão que deve ser discutida separadamente,pois, se trata de problemas da má administração estadual.
Com tudo Portanto, fica evidente a necessidade da redução da Maioridade penal, pois se trata de justiças àquelas pessoas que forem foram vítimas de criminosos, ficando esclarecido que os adolescentes na qual os quais se enquadram na reduação, já possuem discernimento para assumir a responsabilidade pelos seus atos.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, ao uso devido de letras maiúsculas, ao emprego da crase, ao emprego de conjunções, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão e organização do raciocínio.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar dados e elementos disponíveis na coletânea, além de ter a clareza prejudicada pelos problemas gramaticais.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |