A redução da maioridade penal é um assunto extremamente comentado e discutido pela população brasileira. Muitos são contra, outros são a favor, com perguntas, (como:) se podem votar(,) porque por que não assumir seus crimes?
No Brasil o jovem que comete um crime é punido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), não sendo punido como os adultos. Com isso são chamados para o crime, por saberem que se forem presos não ficarão nem um dia na cadeia.
A população brasileira divide diversos tipos de argumentos sobre o problema. Acredita-se que se for reduzida a maioridade infantil penal, o jovem sairá da cadeia mais agressivo e cometerá crimes cada vez piores.
Há também, a ideia (de) que, com a redução da maioridade penal, os delinquentes vão chamar cada vez mais novo cedo o jovem para cometer atos delituosos. Assim vamos ter jovens cada vez mais novos na marginalidade, sendo viciados pelos delinquentes, a usar drogas ilícitas.
Para termos uma solução sobre o fato abordado, tem que ter deve haver investimentos na área da educação, promovendo promoção de palestras, e debates, com intuito de ensiná-los o que é certo e errado e (que) se cometerem algum ato delituoso vão sofrer pelas leis vigentes na sociedades.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na discussão do assunto e sem explorar dados disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |