Controle Social - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 13/04/2015

Status:

Corrigida
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       Os jovens que entram no mundo do crime representam uma parcela significativa na taxa de roubos, furtos, homicídios e latrocínios. Uma vez que, a maioria deles prefere seguir um caminho mais fácil a que batalhar na vida para estudar e conseguir um futuro melhor. Atualmente, veem vem sendo discutido discutida a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos pela Câmara dos Deputados e do Senado, mas traz à tona questões que abordam o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sobre as punições e a UNICEF.

       O ECA prevê no seu estatuto punições para os casos de crimes cometidos pelo jovem, que porventura são um pouco brandas em relação a à gravidade dos delitos, já que a internação do jovem infrator é de no máximo três anos. Além disso, deve haver uma revisão nos tipos de punições para cada de acordo com a gravidade do delito, embora o ECA estabeleça apenas a internação e a ação de punições disciplinares que não mudam inteiramente as atitudes desses jovens para com a sociedade.

       Por outro lado, o jovem tem direito a à ressocialização que melhore o caráter dele para com o cidadão, pois apenas a ação de penas disciplinares mais rigorosas e do controle desse adolescente quando retomar a sua liberdade (?)*. Michael Foucault faz esse estudo sobre as condições das prisões e relatando que só a melhoria estrutural e do panótipo, ou seja, o monitoramento do individuo no cumprimento da pena até a liberdade dele para que esteja pronto para à sociedade.**

       Então, a redução da maioridade penal não vai solucionar o problema da violência, se não partir de dentro das instituições de controle social que visem a reforma do sistema prisional e revisão da legislação atual do ECA para o cumprimento de punições disciplinares mais severas(,) (de acordo com a) à gravidade dos crimes, já que a UNICEF diz que a redução da idade mínima para responsabilidade penal não está de acordo com o que foi combinado na Convenção dos direitos da criança, da ONU.

 

Comentários do corretor


* Observe que o raciocínio está incompleto.

** Parágrafo mal estruturado. O raciocínio das duas frases não foi corretamente concluído.

Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à coesão nas frases.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar os dados da coletânea. Também faltou clareza, uma vez que o raciocínio está confuso.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente