Prender ou educar? - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 13/04/2015

Status:

Corrigida
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Alemanha e Espanha, países Europeus, elevaram, recentemente, para 18 anos a maioridade penal. Fato que culmina na demonstra a ineficiência de uma lei para redução da maioridade. A fase de transição, no qual é acometida vivida pelos adolescentes e a deficiência dos direitos contitucionais, favorece a entrada de jovens na marginalização marginalidade.
Durante a fase juvenil, para a apsicologia, normalmente, é o período de intensas modificações comportamentais. Devido a isso, alguns seres imaturos adentram no mundo da criminalidade, ora por amizades, principalmente com adultos infratores, que exercem fortes influências sobre aquele, pois esses sofrem mais consequências que os menores de dezoito anos, como visa o Estatuto da Criança e do Adolescente; ora por vulnerabilidade social, que acarreta o aumento no número de roubos e, ás às vezes, seguidos de morte, por medo do reconhecimento posterior ao crime. Todavia, não sendo o correto.
Reza a Constituição, nos artigos 5º e 6º, o direito à moradia, saúde e educação à a todos. Mesmo diante os gastos do Estado com presidiários serem são maiores do que com estudantes, o ensino de qualidade no Brasil é precário, visto que, a escola é a grande formadora de princípios, como ética, moral e altruísmo nos indivíduos. Além disso, a falta de diálogos, entre pais e filhos, pode implicar na má formação de caráter no jovem.
Segundo a Unicef ( Fundo das Nações Unidas para a Infância) as taxas de reincidências nas penitenciárias são de 70%, enquanto no sistema socioeducativo estão abaixo de 20%. Portanto, o governo deve investir, ainda mais, na educação primária, em cursos técnicos para pessoas infratoras, uso de palestras motivacionais em favelas, por exemplo, além de orientação familiar, psicológica e o incentivo a à prática de esportes.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao uso devido de preposições, ao uso da crase e à coesão nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica, no entanto é possível organizar melhor o raciocínio e explorar os dados da coletânea para criar uma discussão com argumentos mais embasados.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente