O famoso “Zé Pequeno”, do filme “Cidade de Deus”, infelizmente representa a realidade de muitos jovens das periferias brasileiras. “Adolescente; negro e do sexo masculino” são características que descrevem não apenas o personagem violento, mas também a imagem que se tem dos “marginais”, menores infratores, do Brasil.
A questão da maioridade penal tem sido bastante discutida nacionalmente, uma vez que crescem os índices de jovens infratores menores de 18 anos. Nesse sentido, a principal proposta que se apresenta é a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. No entanto, enquanto medida de segurança pública -que visa solucionar a violência- não alcança o cerne do problema, que é diminuir o número de jovens que chega à criminalidade. Reduzir a maioridade penal significa: aumentar consideravelmente o número de presos nas- já superlotadas –penitenciárias e eliminar a possibilidade de ressocializar esses menores infratores.
A falta do Estado, em fornecer ensino de qualidade nas periferias, e a presença forte da criminalidade nesses locais dão as condições, quase irresistíveis, para o jovem ingressar no mundo do crime. Promover uma melhora nas condições de vida desses jovens, bem como muni-los com educação seriam medidas que, apesar de complexas, teriam maior eficiência para minar a violência. Além disso, os menores que forem pegos cometendo algum crime não devem ser punidos da forma tradicional, em penitenciárias. Outras formas melhores de punição são os centros de ressocialização, em que os menores podem aprender uma profissão, de modo a retornar à vida em sociedade sem reincidir em crimes. Para isso, é preciso um esforço conjunto do Estado; em garantir a ampliação e funcionamento desses centros; e da sociedade; em receber esses jovens com respeito e dignidade.
Os “Zés Pequenos” do Brasil merecem uma chance de reinserção na sociedade, uma vez que não tiveram, ao longo de suas vidas, a oportunidade de encontrarem fora do mundo do crime um modo mais digno de ganharem a vida.
Comentários do corretor
Bom texto!
Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida, usando como referência um personagem realmente coerente com a questão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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