O contexto da redução da maioridade penal envolve pontos negativos quando se trata diretamente do jovem. Visto que essa ação busca a penalidade igualitária de adolescentes em relação aos adultos,isso acaba por atrapalhar o (seu) ciclo educativo e social desses. Então,como fazer com que o jovem criminoso tenha tratamento e punições adequadas?
O fato de que Caso a condenação se torne precoce,o jovem estará mais acessível e incentivado a continuar no crime e ingressar em máfias. É visível que o sistema carcerário brasileiro é escasso e arcaico de investimentos governamentais,apresentando alta lotação,precariedade nas unidades e falta de segurança máxima. Isso faz com que os presos de diferentes níveis de perigosidade periculosidade estejam juntos com os demais novatos,que acabam por incentivar e manipular esses (jovens).
Outro ponto desse contexto seria é que a implementação da redução da idade penal mostra a incapacidade do governo de proporcionar aos jovens boa formação educacional. Tendo em vista que a educação é a base do desenvolvimento intelectual e profissional do indivíduo, quando não é oferecida de maneira eficaz á à sociedade,surge meios errôneos por parte desses de se obter ganhos financeiros,como furtos,sequestros e outros. Isso mostra o problema sócio-econômico socioeconômico enfrentado pelo país, sendo esse um dos motivos para a integração de crianças e adolescentes na vida criminal.
Portanto,é válido que a idéia de penalização da criança infratora venha a partir de medidas sócio-educativas socioeducativas. Investimentos culturais e sociais do governo em comunidades e clínicas de reabilitação, e ampliação de ONGs que acolham o jovem são umas algumas das medidas. Assim, não haverá alta lotação ou ampliação de cadeias,e sim crianças bem influenciadas presentes em escolas de bom ensino,o que lhes trará futuramente uma boa formação e desnecessariedade de cometer delitos á à sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao uso devido de pronomes, à coesão nas frases e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto é possível desenvolver um raciocínio mais crítico e melhor embasado com o uso de informações e dados disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |