Tortura, estupros, superlotação. Tais palavras definem o cotidiano da maioria das penitenciárias brasileiras que, ao invés de reinserir e reeducar os criminosos, fazem com que eles fiquem piores e, ao sair de lá(,) cometam outros crimes. Se aprovada a lei de redução da maioridade penal, esta realidade se agravará, pois jovens na faixa dos 16 aos 18 anos de idade, que antes cumpriam medidas socioeducativas, poderão ser presos assim como os adultos.
Ao analisar superficialmente este caso, pode-se deduzir que a prisão é a melhor forma de combater esses jovens marginais. Porém, segundo dados da Unicef, nos Estados Unidos os jovens que cumpriram pena em penitenciárias voltaram a cometer crimes e de forma mais violenta. O resultado concreto para a sociedade foi o agravamento da violência.
Esse insucesso é porque a prisão desses jovens combate o efeito e não a causa do problema. O que deve ser combatido, com prisão, são os criminosos, principalmente traficantes, que aliciam esses jovens e usam o direito que o adolescente tem de não ser preso para burlar a lei e cometer crimes.
Entretanto, os adolescentes criminosos precisam ser punidos, de uma forma que faça com que eles se tornem bons cidadãos, pois são o futuro do Brasil. As tradicionais medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, precisam ser aprimoradas e aplicadas de modo eficaz. Cuidar e educar destes jovens é um trabalho árduo e longo, mas trata a causa do problema e produz melhores resultados do que as penitenciárias comuns. Portanto, investir na educação ainda é a melhor solução.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. No entanto, é possível desenvolver um texto melhor embasado com o uso de dados e informações disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |