Atualmente, um dos grandes problemas que assolam o Brasil, e mais de outros 150 países, é a criminalidade, que vem aumentando a cada dia. Uma parte considerável destes criminosos estão na faixa etária de 14 a 17 anos e, já que a maioridade de cerca de 150 países da maioria desses países, incluindo o Brasil, é de 18 anos, esses jovens infratores acabam sendo impunes dos em relação a seus crimes. Contudo, apenas com a diminuição desta maioridade, a questão da violência brasileira não será resolvido resolvida, muito menos amenizado amenizada.
A criança e o adolescente possuem inúmeras instituições defensoras de seus direitos, como o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os mesmos só passaram a ser considerados sujeitos de direitos com o advento da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. Entretanto, essas instituições possuem grandes falhas em suas demandas e leis. O ECA promove que menores de 18 anos e maiores de 14, que cometeram atos infracionários, deverão ser julgados e, dependendo da gravidade do seu crime, deverá deverão ser internados em estabelecimento prisional destinado a adultos*, ou pagar através de contribuição a à sociedade, o que não está acontecendo.
Um outro grande problema é a situação do sistema carcerário brasileiro, que, mesmo com a maioridade de 18 anos, é considerado um caos. O país é a tem a 4º 4ª maior população carcerária do mundo com 500 mil presos, e os seus presídios já não suportam mais as quantidades de presidiários em um pequeno espaço, já que todos os locais de prisão estão superlotados.
A criminalidade é um grande problema, e a sua solução não vem apenas através da diminuição da maioridade penal do país, já que outras questões precisam ser resolvidas antes da ocorrência desta diminuição. O cárcere deve ser concebido como última via para a problemática da violência, pois não é, nunca foi e jamais será solução possível para a segurança pública de um povo. A melhoria do governo brasileiro traria auxílio na evolução das leis propostas pelas instituições defensoras. O mesmo deveria promover um ensino politizador de qualidade para as escolas federais e públicas do Brasil, o que traria um pensamento próprio sobre as grandes discursões discussões no âmbito brasileiro.
Comentários do corretor
* O ECA prevê que sejam internados em estabelecimentos próprios para adolescentes, e não em prisões comuns para adultos.
Atenção à grafia correta das palavras, à objetividade (evitar repetição de termos), à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao uso da crase, à pontuação e à coerência das afirmações.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na análise da questão por meio de dados sobre o assunto, disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |