A questão da maioridade penal está novamente em evidência. A Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição(PEC) que reduz de 18 para 16 anos a idade mínima para a responsabilização penal. Segundo nota da UNICEF, o Brasil é o segundo país no mundo com o maior índice de morte entre adolescentes, atrás da Nigéria. Mais de 33 mil jovens entre 12 e 18 anos foram assassinados entre 2006 e 2012, isso é uma realidade estarrecedora, a qual nós brasileiros vivenciamos todos os anos.
É hora de discutir a redução da maioridade penal com seriedade, no entanto muitos acham que alterando o artigo 228 da Constituição de 1988, diminuirá haverá diminuição da violência(,) resultando em menos mortes como consta em nota do Fundo das Nações Unidas para a Infância. Haja vista que os jovens são vulneráveis a à delinquência, por terem uma punição menos mais branda, na qual os criminosos se aproveitam para atrair esses adolescentes para a criminalidade. Em Lei, nos Estados Unidos, um juiz pode mandar prender, por décadas, um menor de 18 anos autor de crimes graves, como homicídio.
Indubitavelmente a redução da maioridade penal vai de encontro ao anseio da sociedade. A união de todos, Legislativo, Executivo e Judiciário, e toda a sociedade civil organizada, em investir em meios de melhorar as condições de vida dos adolescentes, principalmente os mais pobres e negros; dando a oportunidade de frequentar escolas, educação profissionalizante, esportes, evitando serem atraídos para o tráfico, além do estabelecimento de um sistema de internação que efetivamente ressocialize, para que assim possamos minimizar a criminalidade entre os jovens.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título e nem letra maiúscula após dois pontos.
Atenção à pontuação, ao uso da crase, à grafia correta das palavras e à coesão e coerência.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar no assunto de forma mais abrangente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |