O caos da violência.* - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 09/04/2015

Status:

Corrigida
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     As justificativas mais comuns para a redução da maioridade penal residem acerca de que  os jovens do século XXI são diferentes de por exemplo dos jovens do século passado. Os que propagam a redução se valem da máxima de que os jovens têm maior mais informação: o fato de que os maiores de idade se aproveitam  da inimputabilidade dos menores, para cometer crimes e colocar a culpa desses delitos para esses jovens infratores, com o pensamento que têm uma condição ''privilegiada''. Outro fato que justifica tal ação é que se o jovem de 16 anos pode votar, logo ele pode responder por seus atos criminais.
      Tais justificativas são verdades absolutas, pode-se observar que realmente há um aproveitamento da parte de maiores de idade no que se  diz ao respeito dos aos crimes cometidos por menores. É uma dualidade muito grande(,) pois acredita-se que em meio ao um assunto delicado como esse a sociedade tende a ficar dividida entre os prós e os contras, (.) ainda pode-se citar que (,) devido a à falta de conhecimento sobre o assunto(,) alguns tendem até a pensar que há uma ausência de lei, quando na verdade o que ocorre é a falta de conhecimento sobre o assunto a respeito
        Mas em meio a toda essa controvérsia á a questão é: tal medida vai realmente amenizar a situação que o Brasil se encontra quanto a à violência? 
De acordo com a revista forum Fórum todos os 54 países que reduziram a maioridade penal não se registrou registraram redução da violência. Além de países como a Espanha e Alemanha (,que) voltaram na decisão de criminalizar menores de 18 anos,( Afirma Frei Betto, do Pragmatismo Político). 
       Se não houve redução no número de violência nos países que adotaram essas medidas, e ocorreu que países voltaram atrás nas suas decisões sobre o assunto,logo essa atitude não será a solução que o Brasil deve tomar diante dos caos da violência. Pois como (diz) o dito popular(,) sábio é aquele que aprende com os erros dos outros. 
       O que deve ser feito é criar medidas como punição de seus crimes por meios de serviços comunitários, e/ou ainda melhor evitar que isso a criminalidade a aconteça(,) reforçando nas escolas, nos bairros e cidades que o crime não recompensa. O que essas crianças e esses jovens precisam são de oportunidades de vida, de empregos, cursos profissionalizantes, algo que os chamem para o bem, algo que influencie que é possível ter uma vida diferente da maioria dos jovens em com quem os mesmo convivem.

Comentários do corretor


*Não se usa ponto final em título.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao uso da crase e à coesão nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais organizado. Alguns erros tornaram a leitura do texto difícil.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente