Atualmente, o Brasil está sendo palco de grandes discussões sobre um assunto antigo, mas que ainda constitui uma grande problemática na realidade brasileira: a redução da maioridade penal. As opiniões sobre o assunto são divergentes, enquanto uns defendem veementemente a medida, justificando que tal decisão pode reduzir a violência provocada por jovens não punidos seriamente, outros a desaprovam, defendendo que outras medidas mais humanas e efetivas devem ser buscadas. Diante desse contexto, cabe analisar os efeitos que essa lei pode desencadear na sociedade, assim como avaliar medidas que possam tornar essa medida viável no combate à criminalidade e violência cometidas por menores.
Tornou-se cada vez mais comum nos meios de comunicação a abordagem de quadrilhas organizadas, cujos crimes são cometidos, em sua grande maioria, por jovens menores de idade. Tal fato comprova as diversas correntes que atribuem à maioridade penal uma forma de muitos saírem ilesos do crime, uma vez que adolescentes, assegurados pela lei, são usados para realizar o crime, enquanto os seus líderes, maiores de idade, se mantém fora de “cena”. Diante dessa realidade, a menoridade maioridade penal seria útil na redução da criminalidade e da violência, uma vez que jovens passariam a ser punidos pelos seus crimes e, portanto, não seriam mais utilizados como fantoche para os crimes realizados.
É importante salientar que a efetivação dessa lei pode ser acompanhada de muitos prejuízos para o desenvolvimento dos jovens que são colocados nas prisões convencionais, pois, a partir do momento que eles são inseridos nesses locais e se envolvem com os outros presos, mais velhos e experientes, tais indivíduos podem ser ainda mais influenciados e estimulados à criminalidade, o que pode intensificar a violência e o desvio de conduta apresentado por muitos.
Percebe-se que a ratificação da menoridade maioridade penal pode acarretar diversos efeitos na sociedade, o que exige das autoridades uma avaliação crítica do contexto geral. Assim, para que tal lei seja viável, algumas ações devem ser tomadas. Entre elas, algo útil seria a criação de sistemas penitenciários exclusivos para adolescentes, nos quais fosse investido em educação e na conscientização desses cidadãos, trabalhando-se a ética, o respeito e a convivência em sociedade. Além disso, é preciso que essa lei seja divulgada amplamente, de modo a esclarecer o seu funcionamento, uma maneira de coibir jovens que ainda continuassem cometendo crime na sociedade.
Comentários do corretor
Bom texto, no entanto a conclusão deixa a desejar, uma vez que já existem locais destinados ao cumprimento de penas por parte de adolescentes, que ficam ali por no máximo 3 anos e, teoricamente, é um espaço voltado para a ressocialização.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |