A violência, no Brasil, está diretamente ligada às desigualdades sociais, impunidade e principalmente às falhas na educação. Sendo assim, como medida para reduzir casos de agressões, estupro, roubo e assassinatos, foi aprovado* um projeto de lei que visa reduzir a maioridade penal. De acordo com os defensores da proposta, essa seria a chave para combater a impunidade e a violência, entretanto a realidade não é essa.
O sistema carcerário brasileiro encontra-se em condições desumanas e insalubres, isso porque, além do Brasil ser um dos países que mais prendem pessoas, ocorrendo superlotação nos presídios, também não investe na melhoria das condições nas prisões. Ou seja, abandonar esses pequenos infratores nos depósitos de pessoas, chamados cadeias, seria o mesmo que colocá-los em escolas do crime, já que dentro dos presídios encontram-se desde pessoas que cometeram crimes leves até as que mataram.
Além desse fator contrário a à diminuição da maioridade, existe também o fato de ser pequeno o contingente de países que adotam idade menor de 18 anos como definição legal de adulto. Dessa forma, prova-se que por mais que esses jovens tenham a maturidade de assumir seus erros, é necessária uma medida mais eficiente que somente trancafiá-los em cadeias.
Em sumo suma, a redução da maioridade penal não irá acabar com a violência. Deve-se, portanto, continuar investindo em medidas socioeducativas. Entretanto, juntamente com essa estas, podem-se construir espaços de recuperação, com escolas, cursos técnicos e trabalhos específicos para adolescentes que cometeram crimes hediondos, onde possam ser reeducados e apresentados a outro mundo longe do crime. Além disso, para prevenir a criminalidade deve-se investir pesado em escolas de tempo integral, atividades de lazer e cultura. Com essa receita o Brasil produzirá uma grande diminuição dos casos de violência e se tornará um país mais seguro.
Comentários do corretor
* A constitucionalidade do projeto de lei foi aprovada, o projeto em si ainda será votado. Atenção à coerência e à veracidade das afirmações. Leia a coletânea com atenção.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, ao uso da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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