Tornar um jovem de 16 anos capaz de responder por seus delitos como solução da agravante violência, parece reduzir um mal sistêmico através de uma medida simplista. No Brasil, a disseminação de infrações é resultado de uma série de equívocos. Tanto a leniência do Estado quanto à a ineficácia do sistema jurídico são amplificadores de uma enfermidade social.
Em uma ponte, a pressão suportada não está na média das pressões de todas as pilastras, mas no na de uma. Afinal, o ponto mais fraco da ponte determina sua vulnerabilidade. Tal princípio da engenharia pode ser aplicado na análise do Estado como o calcanhar de Aquiles brasileiro cujo lado excludente e opressor para o controle do crime suplanta o lado social. Portanto, essa presença autoritária não diminui os impactos de sua ausência em outros campos.
Além disso, permanece certa incapacidade de realizar um processo criminal com os aparatos científicos e especializados. Grande parte do problema envolve o despreparo das equipes investigativas que(,) sem vereditos finais, não apontam o praticante do crime. Isso mostra que antes de cogitar-se a ideia de regredir a maioridade penal, deve-se primeiro tornar o sistema penal efetivo.
No Brasil, o debate sobre a imputabilidade do menor constitui uma falácia quando assume o compromisso de diminuir a violência. Em vez de atentar-se para um conjunto de deficiências reais como a precariedade do Estado e a incompetência do sistema penal(,) é difundido um discurso que não pautado na realidade, atende a interesses políticos. Por isso, caso a preterida proposta se concretize, será o triunfo de uma falsa consciência.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida. No entanto, utilize mais dados para embasar a argumentação e torná-la mais consistente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |