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Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 07/04/2015

Status:

Corrigida
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A redução da maioridade penal tornou-se um assunto polêmico por muitos afirmarem que tal atitude seria válida, já que há um grande índice de crimes praticados por menores. Porém, antes de tomar uma decisão tão rigorosa como esta, deve-se avaliar as causas de tais ações pelos jovens.

Sem dúvidas, um desses motivos seria a má qualidade da educação. Segundo pesquisas do site G1, o ensino público brasileiro é um dos piores do mundo. Este problema deve-se pela péssima estrutura nas escolas, assim como o sistema educacional. Com isso, há um grande desinterresse por parte dos jovens em estudar, não tendo uma boa formação tanto profissional, quanto intelectual e buscando meios mais fáceis e ilegais de alcançar seus objetivos no mundo do crime. Ou seja, caso a qualidade de ensino não aumente, é o nível de criminalidade quem vai (aumentar).

Outro ocasionador da fator que leva a marginalidade (a) ser tão grande é o desemprego. Muitas pessoas, principalmente jovens, por estarem ocisosas profissionalmente e em condições financeiras ruins, buscam na violência, como o furto, por exemplo, um meio de sobrevivência. A grande maioria passa por isso devido ao baixo número de vagas de emprego e por não ter uma base escolar suficiente. Então, de nada adiantará diminuir a menoridade maioridade penal se o desemprego sempre atingir as classes menos favorecidas.

Logo, não é necessária tal redução de dezoito anos para dezesseis, já que dois anos de diferença não irão alterar os problemas sociais do Brasil, caso não haja uma melhora efetiva no ensino público, com maiores oportunidades de qualificação para professores, reformas estruturais nos colégios, assim como um aumento de vagas para cargos públicos no país.

Comentários do corretor


Atenção à coesão nas frases e à coerência.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, no entanto é possível explorar mais os dados da coletânea, tornando o texto mais rico em informação e bem embasado. Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente