Punir para progredir - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 07/04/2015

Status:

Corrigida
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A cada dia, mais jovens e crianças são alvos do impiedoso mundo do crime, onde muitos ingressam e poucos retornam a à sua condição anterior. A culpa para tal enfermidade social é atribuída ao governo, escolas, pais, mas afinal, de quem provém essa culpa?

Embora seja difícil admitir, a educação não só depende de prédios públicos, nem de pais dedicados ou dos governantes elegidos eleitos, a parcela de culpa vem de uma maneira geral, no qual todos são devidamente responsáveis pela integridade física e moral dos mais frágeis.

A criminalidade cresce na mesma proporção que à a adultalização adultização, os limites não impostos, o amor por menos depositado. Tudo isto não sendo justificativa para que todo educando em desenvolvimento, suscetível a essa realidade, possa à vir a infligir infringir a lei assegurado então, de sua menor idade.

Tais contrapontos podem ser relacionados com o fato da política punitiva brasileira ser socializadora, não surtindo efeito no país que vivemos, pois ao invés de reeducar, paira sobre o ar o sentimento de impunidade de várias famílias que perderam entes queridos ou bens materiais pelas mãos armadas de adolescentes. Assim, a sociedade fabrica o "bandido".

A solução consiste em unir harmoniosamente a "educação de casa" com a rua, porém se os responsáveis por formar os cidadãos não se demonstram capazes de organizar seus lares, que a justiça então o faça, sem nenhum maltrato físico, porém de maneira absoluta.O basta deve ser imediato. Levando em conta que antes de ser menor, é um ser humano capaz de desestabilizar todo um conjunto, que tem como núcleo principal a família, sustentada pela cidadania.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao uso devido de pronomes relativos.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais crítico, aproveitando melhor os dados e elementos da coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente