Há uma diversidade de problemas aflitivos à sociedade, tais como: preconceito, desigualdade educacional, econômica e gênero, bem como a violência. Nessa última, quando se aborda a questão do indivíduo adolescente como autor de um delito, esse por sua vez não seria preso, devido a à menor idade. Todavia, com o decreto da redução da maioridade penal, essa realidade toma outro rumo, passando a responder pelos seus crimes. Então, seria uma solução para a criminalidade? Ou a verdade recai em erros por parte do Estado?
A questão, muitas vezes adentra na visão individualista, na qual se algum cidadão comete um contra-senso, o mesmo tem que responder pela ação, independente si se é "de menor". Por isso, o enfoque traduz um sistema penalizante apenas ao problema, não às causas. Por conseguinte, a justiça estará combatendo um ilogismo, disparate social feito por um cidadão, deixando um ar de satisfação para às as vítimas que clamavam pela punição do "monstro", seja ele estuprador, pedófilo e/ou ladrão. Porém, colocando esse adolescente na cadeia, onde se sabe, possui estruturas horrendas, sem laser lazer adequado e educação formativa de péssima qualidade; não é de se pensar que este poderá sair mais desequilibrado?
Esta redução, não será uma equação com incógnitas assertivas. Primeiro, se um dos objetivos é baixar a criminalização, tal meio configura-se uma proposta equivocada; pois esse tema abrange toda uma discussão histórica, desde a colonização em 1530 aos dias atuais, mesclado na ineficiência de órgãos policiais e políticas de segurança. Segundo, relatórios do IBGE, mostram que há mais jovens morrendo por homicídios do que cometendo atrocidades, em taxa de 32% ao ano; levando-se a criticar o posicionamento do Estado perante as premissas da sociedade - o bem estar social.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |