A criminalidade e a violência, no Brasil, viraram rotina, e, suas consequências na sociedade, tornam-se cada vez mais evidentes. Hoje, os jovens de 16 anos já realizam crimes graves e suas punições ainda continuam leves, muitas vezes tendo apenas que prestar serviço social.
É fato que a redução da maioridade penal não é a solução para a violência, entretanto, assim como esses menores têm a maturidade de cometer crimes, têm também para que responsabilizarem-se por seus atos. Uma consequência negativa da aplicação dessa medida, é que ela poderá acarretar na entrada de jovens ainda menores para o crime, aumentando, assim, a violência. Para que isso não ocorra é preciso, então, de reformas no reformar o sistema educacional.
Dessa forma, não basta apenas reduzir a maioridade penal sem que esta venha acompanhada de reestruturação do próprio sistema prisional. A educação, bem como a oferta de cursos técnicos profissionalizantes, são as formas mais eficientes de solucionar o problema da violência, possibilitando novos caminhos fora da vida do crime. Essas reformas educacionais devem ocorrer dentro e fora dos presídios.
Em suma, é preciso, portanto, que haja a redução da maioridade penal, porém, juntamente com a adoção desta medida, precisa-se de investimentos em educação e em programas sociais, que proporcionem a esses jovens uma maior inclusão social. Além disso, apenas colocar os menores infratores em prisões não é a solução, (.) precisa-se, também, dar condições para que saiam de lá prontos para uma nova vida em sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à pontuação, à coesão e à objetividade das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente, no entanto é possível desenvolver um raciocínio ainda mais crítico e que traga mais informações sobre o assunto para o leitor.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |