Recentemente, no Brasil, ocorreu a aprovação* de um projeto de lei com o intuito de reduzir a maioridade penal, projeto que ficou engavetado por mais de 20 anos e que veio novamente a tona por causa do crescente número de crimes cometidos por menores infratores. Porém, será que diminuir a maioridade penal dos 18 para os 16 anos é um sinônimo de solução da contra a violência?
Um aspecto a ser analisado, é de que os crimes cometidos por menores infratores representam uma pequena parcela do total de delitos praticados no Brasil. Tal afirmação é evidenciada, uma vez que se observa (que) a maioria das notícias de crimes que se propagam por meio dos meios de comunição são realizados por pessoas de idade superior aos 18 anos.
Outro aspecto a ser analisado, é de que o sistema prisional brasileiro, não é uma forma eficaz de ressocialização dos menores infratores. Tal argumento é comprovado, uma vez (que) se observa o sistema prisional em uma situação precária, o qual enfrenta superlotação de presos e rebeliões que pregam a violência, desse maneira , esse ambiente passa a ser um fator influente no aumento da violência.
Diante dos argumentos expostos, fica evidente que a redução da maioridade penal não é um fator que irá solucionar a violência. Portanto, para amenizar a situação, é de suma importância que o Governo invista em orgãos que tem tenham a função de ressocialização dos menores infratores ; que o Contingente Educacional (se) utilize de meios eficazes para colaborar na formação das crianças, como a inclusão de matérias como formação humana, para que o contexto violento em que elas vivem não se sobressaia a à educação recebida nas escolas.
Comentários do corretor
* Atenção! O projeto não foi aprovado, a sua constitucionalidade é que foi aprovada, ou seja, ele é passível de tramitar no Congresso porque de acordo com a CCJ, não fere a Constituição. Mas ainda deve ser votado pela Câmara, pelo Senado e sancionado ou não pela presidenta.
Atenção à pontuação, à concordância verbal e à coesão da estrutura das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e coerente, porém é possível organizar e desenvolver uma argumentação melhor embasada de acordo com dados mais precisos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |