Redução da maioridade penal, solução para violência ? - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 07/04/2015

Status:

Corrigida
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                 Recentemente, no Brasil, ocorreu a aprovação* de um projeto de lei com o intuito de reduzir a maioridade penal, projeto que ficou engavetado por mais de 20 anos e que veio novamente a tona por causa do crescente número de crimes cometidos por menores infratores. Porém, será que diminuir a maioridade penal dos 18 para os 16 anos é um sinônimo de solução da contra a violência?

                 Um aspecto a ser analisado, é de que os crimes cometidos por menores infratores representam uma pequena parcela do total de delitos praticados no Brasil. Tal afirmação é evidenciada, uma vez que se observa (que) a maioria das notícias de crimes que se propagam por meio dos meios de comunição são realizados por pessoas de idade superior aos 18 anos.

                 Outro aspecto a ser analisado, é de que o sistema prisional brasileiro, não é uma forma eficaz de ressocialização dos menores infratores. Tal argumento é comprovado, uma vez (que) se observa o sistema prisional em uma situação precária, o qual enfrenta superlotação de presos e rebeliões que pregam a violência, desse maneira , esse ambiente passa a ser um fator influente no aumento da violência.

                  Diante dos argumentos expostos, fica evidente que a redução da maioridade penal não é um fator que irá solucionar a violência. Portanto, para amenizar a situação, é de suma importância que o Governo invista em orgãos que tem tenham a função de ressocialização dos menores infratores ; que o Contingente Educacional (se) utilize de meios eficazes para colaborar na formação das crianças, como a inclusão de matérias como formação humana, para que o contexto violento em que elas vivem não se sobressaia a à educação recebida nas escolas.     

Comentários do corretor


* Atenção! O projeto não foi aprovado, a sua constitucionalidade é que foi aprovada, ou seja, ele é passível de tramitar no Congresso porque de acordo com a CCJ, não fere a Constituição. Mas ainda deve ser votado pela Câmara, pelo Senado e sancionado ou não pela presidenta.

Atenção à pontuação, à concordância verbal e à coesão da estrutura das frases.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e coerente, porém é possível organizar e desenvolver uma argumentação melhor embasada de acordo com dados mais precisos.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente