Jovens brasileiros estão sofrendo um duro ataque vindo pela proposta de emenda à constituição (PEC) 171 que trata da redução da maioridade penal dos 18 para os 16 anos, porém isso não assegura segurança nas ruas. O Brasil primeiro deve cumprir suas funções sociais antes de culpar o sistema de maioridade penal pela falta de segurança no país.
Primeiramente jovens são as principais vítimas de violência no Brasil, em 2012 foram mortos 30 por dia e dos em um universo de 21 milhões de adolescentes(,) menos de 1% das mortes foram cometidas por eles, de acordo com reportagem do portal G1. Segundo, para os presos maiores de idade a reincidência no crime é de mais de 70%, portanto pegar adolescentes e jogá-los na prisão para viverem em situações precárias e esquecidos pelo Estado não resolverá a questão da violência no país.
Nos 54 países que reduziram a maioridade penal(,) nenhum registrou redação redução da violência, além de não haver parâmetros sociólogos sociológicos ou científicos de que mudar a legislação penal reduzirá a violência. Hoje 70% (dos) países estabeleceram 18 anos como idade penal mínima e o Brasil parece querer retroceder nessa área.
Educar é mais eficiente que punir, logo é necessário buscar alternativas para melhorar as condições de vida dos adolescentes (com) a criação e ampliação de centros de música, arte e esportes em geral com sedes em todas todos os cantos do país, principalmente em comunidades carentes. (,) Além do aprimoramento do sistema socioeducativo brasileiro, (.) é preciso mostrar aos jovens que independente da sua origem(,) há oportunidades iguais de crescimento.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica, com bom uso dos elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |